5 passos simples para melhorar a saúde do seu coração 16/04/2022
Existem muitos fatores que desempenham um papel no risco de doença cardíaca. Por exemplo, condições de saúde como hipertensão e diabetes são os principais fatores de risco. Mas também o seu estilo de vida, sua idade e sua história familiar. Alguns fatores de risco não podem ser alterados, mas você pode causar um impacto significativo concentrando seus esforços em fatores que estão sob seu controle. Com o fim do Mês do Coração, queríamos fornecer a você algumas maneiras práticas de melhorar a saúde do seu coração. Aqui estão cinco etapas simples que você pode começar a implementar hoje.
1. CONHEÇA SEU RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
As doenças cardíacas podem afetar qualquer pessoa, mas alguns grupos raciais e étnicos são mais propensos a ter condições que aumentam o risco de doenças cardíacas. Por exemplo, condições crônicas como pressão alta, diabetes e obesidade afetam desproporcionalmente os negros americanos. E cada uma dessas condições aumenta o risco de doença cardíaca. Além disso, fatores de risco e sintomas de doenças cardíacas podem diferir entre homens e mulheres. Confira este artigo de segurança do EMS que detalha algumas dessas principais diferenças. Saiba mais sobre os fatores de risco para doenças cardíacas: Conheça seu risco para doenças cardíacas
2. LEVANTE-SE E MOVA-SE
A atividade física regular pode diminuir o risco de doenças cardíacas. O Surgeon General recomenda que os adultos façam 2,5 horas de exercícios de intensidade moderada a cada semana. Se você precisar de um ponto de partida, considere fazer uma breve caminhada de 15 minutos pelo seu bairro. Você também pode fazer exercícios extras estacionando mais longe da entrada do supermercado. Ou opte por usar as escadas no trabalho em vez do elevador.
3. GERENCIE SUA DIETA
As doenças cardíacas têm sido associadas a dietas ricas em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol. Comece a ajustar sua dieta:
- Adicionando uma fruta ou vegetal extra a cada dia.
- Trocar alimentos processados por alternativas frescas (por exemplo, pegue um punhado de nozes em vez de um saco cheio de batatas fritas).
- Prestar atenção aos rótulos dos alimentos para manter os níveis de açúcar, sódio e gordura insalubre sob controle.
Escolha refeições e lanches saudáveis para ajudar a prevenir doenças cardíacas e outras condições de saúde.
4. REDUZA SEU ESTRESSE
Tomar medidas para diminuir o estresse é especialmente importante durante esses tempos sem precedentes e após a recuperação de qualquer problema de saúde relacionado ao coração.
Respirações lentas e profundas podem ajudar a baixar a pressão arterial. Passe alguns minutos por dia concentrando-se em sua respiração. Você também pode tentar mediação, práticas suaves de ioga ou outras formas de atividades de autocuidado para gerenciar os níveis de estresse.
5. FAÇA MUDANÇAS OUSADAS NO ESTILO DE VIDA
O tabagismo é um importante fator de risco para doenças cardíacas e derrames. E a exposição ao fumo passivo pode aumentar seu risco, mesmo se você não for fumante. Tome medidas para eliminar o uso de tabaco (por exemplo, inscreva-se em um programa de cessação do tabagismo) e evite o fumo passivo no trabalho e em casa. Também é importante limitar o consumo de álcool, pois o excesso pode aumentar os níveis de pressão arterial e aumentar os níveis de triglicerídeos. O álcool também pode afetar negativamente os medicamentos, portanto, fique atento às interações e à quantidade de consumo.